domingo, 3 de dezembro de 2017

As fases da lua e a bruxaria

Desde sempre a lua está ligada ao misticismo e ao aspecto feminino. Antigamente, com os povos pagãos, era comum associar os ciclos lunares com o ciclo menstrual das mulheres, por conta da duração dos dois (aproximadamente 28 dias). Em várias línguas as palavras menstruação e lua são as mesmas ou associadas. Talvez seja a partir daí que a lua começou a ser representada e vista como o símbolo feminino e tudo o que está ligado ao gênero, como a intuição, as emoções e a face feminina da divindade. Naquela época, como não havia calendário, quando as mulheres ficavam grávidas, elas contavam a data de nascimento do bebê através das luas. Por conta desses fatores, e de muitos outros (como a influência nas colheitas, maré e crescimento das plantas), a aproximação do povo antigo com a lua era muito grande.

Com o avanço das grandes cidades e a cristianização dos povos pagãos, o contato com a natureza passou para segundo plano e, consequentemente, as crenças que o povo antigo mantinha acabaram se perdendo no meio do caminho. Isso explica porque nossa conexão com a Mãe Natureza  é tão superficial (bem vemos como o ser humano está destruindo tudo). Porém, alguns costumes prevaleceram até os dias atuais. Você deve ter ouvido falar que cortar o cabelo na Lua Minguante é ruim, porque deixa o cabelo 'sem vida'. Na minha família, por exemplo, sempre foi assim, e eu sigo esse costume até hoje. Não sei dizer de onde exatamente surgiu essa crença, é uma tradição que geralmente é passada oralmente por nossas avós.




Atualmente, com a evolução do feminismo e de assuntos como Sagrado Feminino, muitas mulheres estão calculando seu ciclo menstrual através das fases da lua, o que podemos chamar de Mandala lunar ou Diário de Lua Vermelha. Há ainda o termo "plantar a lua", que significa devolver o sangue menstrual de volta à Terra que, segundo algumas culturas, é chamada de Madre Tierra ou Pachamama. Isso se tornou possível também depois que objetos como o coletor menstrual começaram a ser usados, onde as mulheres passaram de fato a conhecer seu próprio sangue, antes escondido abaixo das camadas de algodão dos absorventes. A descoberta da bruxaria e paganismo/neopaganismo também contribuiu para isso, pois é uma religião que tem como principal pilar a Deusa Mãe, o feminino, e isso se reflete na religação com nosso útero. O sangue que por muitos anos foi considerado sujo e impuro (ah, Igreja Católica...), agora finalmente pôde voltar para o grande útero da Mãe Natureza, da face feminina da deusa. 

A lua tem o poder, comprovadamente, de influenciar as marés, por isso existe a crença de que ela é capaz de influenciar os seres humanos também, visto que nosso corpo é constituído por 70% de água, elemento que é ligado ao aspecto emocional. Através do resgate das religiões antigas (na sua maioria pagãs), a Lua passou de mero satélite da Terra para voltar a ter finalmente um lugar de destaque em algumas doutrinas atuais. Geralmente nas fases da lua devemos prestar atenção em nossos pensamentos, palavras e ações, para que isso se reflita positivamente em nossas vidas.

As fases da lua exercem grande poder na bruxaria, pois intensificam ou enfraquecem os rituais, por isso conhecer suas fases e o melhor período para determinados rituais é de suma importância, principalmente para quem está iniciando no caminho mágico. Suas fases representam as três faces da Deusa. Abaixo, deixo as fases do ciclo lunar e seus significados, para um melhor entendimento dentro do aspecto religioso da bruxaria:



Lua Nova

Essa lua serve para começos em nossa vida. Novos projetos, novo amor, novo emprego,enfim, a 'reciclagem' de energias, pessoas e coisas é feito na lua nova. É tempo de abandonar o velho e se preparar para o novo. Às vezes é muito cômodo nos apegarmos a sentimentos, coisas, etc., antigas e que não nos fazem bem simplesmente pelo medo do novo. Essa lua nos mostra isso. Não tenha medo, viva e espere pelo melhor, sempre. A vida é feita de ciclos.


Lua Crescente

Geralmente a lua crescente é indicada para continuação de projetos que estão dando certo em nossas vidas. Tendência à prosperidade. Tudo o que começar nessa fase pode crescer ainda mais. É uma fase onde devemos pensar em coisas que queremos aumentar em nossas vidas, vibrar por isso, seja por meio de pensamentos, rituais ou ações. Boa época para iniciar negócios e assinar contratos, bem como esclarecer maus entendidos. Grande parte dos rituais feitos nessa fase da lua tendem a apresentar resultados rápidos e satisfatórios.


Lua Cheia

Essa é a melhor (e a mais bonita) fase da lua, quando ela está enorme no céu. É impossível não se encantar com seu brilho. É uma lua para quase todos os tipos de rituais (menos para os 'minguantes'), orações, meditações, etc., pois tudo o que é feito na lua cheia é potencializado. É uma boa lua também para sair e socializar, dar e participar de festas, ver amigos, ampliar os contatos, etc., uma lua que nos sugere atividade. Boa fase de rituais para aguçar a intuição, bem como realizar leituras de oráculos e mancias e consagrar os instrumentos mágicos. Porém, não é uma lua para tomada de decisões, visto que esse aspecto exerce grande poder sobre nós. Em suma, a lua cheia é a melhor fase da lua, propícia para tudo na magia.



Lua Azul

Damos o nome de Lua Azul para a segunda lua cheia no mesmo mês, fato que ocorre geralmente a cada dois anos. Embora o nome sugira que a a lua apareça dessa cor, provavelmente esse nome foi adotado da expressão inglesa "once in a blue moon", ('uma vez a cada lua azul', em tradução livre), que quer dizer algo como "quem sabe um dia", etc., em menção ao fato da lua azul não aparecer com tanta frequência. Possivelmente esse nome veio de uma antiga história inglesa originada em meados do século XVI, onde um cavalheiro que não queria assumir compromisso sério com as mulheres dizia-lhes que se casaria com elas em "uma noite de lua azul", o que na verdade era uma desculpa para adiar o casamento, pois a lua não muda de cor, embora esse nome dado a ela sugira isso. A próxima Lua Azul está prevista para ocorrer em Janeiro de 2018, portanto, fiquem atentos!!!




Lua Minguante

Essa fase da Lua nos sugere que as coisas ruins devem minguar, sair de nossa vida. Pessoas, situações, sentimentos, etc., que não nos servem mais devem ser repensados na fase da Lua Minguante. É uma lua propícia também para esses tipos de rituais, bem como para banir e afastar pessoas de nossas vidas, tomar banhos de proteção e realizar rituais com essa intenção. Lua boa também para finalizar projetos inacabados, seja a nível profissional ou não. Sabe aquelas coisas que você anda procrastinando faz tempo? Aquela ida ao médico, aquela roupa que você quer comprar mas nunca tem dinheiro, etc., faça tudo nessa lua. É uma lua para finalizações e para refletir sobre as coisas em nossa vida, mas não para dar início em nada. O ideal para começos é a Lua Nova.


Lua de Sangue

A lua de sangue, como é conhecida, é o nome dado ao eclipse total da lua, quando a terra fica entre a lua e o sol. Esse nome, que muita gente acha estranho, é devido à cor avermelhada da lua, que é causada pela luz do sol e matizada por sua passagem através da atmosfera terrestre. Essa lua já foi muitas vezes associada à eventos catastróficos bíblicos, e a causa possivelmente é a de que antigamente o eclipse era visto como um mal presságio.



Bibliografia consultada

Wicca - Ritos e Mistérios da bruxaria moderna. Claudiney Prieto, Editora Germinal, 1999.

O entender da magia
http://oentenderdamagia.blogspot.com.br/2011/02/lua-crescente-esta-fase-da-lua-traz-as.html

Um jeito místico de ser
http://umjeitomisticodeser.blogspot.com.br/2012/01/simbologia-das-fases-da-lua.html

3 comentários:

  1. Sobre 2018. Ocorrerá a super lua , lua azul e lua de sangue no mesmo dia. Quais os efeitos disso? Como aproveitar essa energia?
    Gratidão

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de aprender mais sobre bruxaria. Quero saber o que está havendo comigo.

    ResponderExcluir